Centro, Curitiba Antiga, Lugares, Melhores, Vídeos

Que tal darmos um passeio por Curitiba no ano de 1973

Que tal darmos um passeio por Curitiba no ano de 1973, encontramos esse vídeo que fala um pouco da população da época.

Também mostra algumas passagens pelos pontos de Curitiba. Na vídeo é possível verificar alguns modelos de ônibus, carros da época.

Sem falar que ele mostra uma Curitiba com um terço da sua população atual. Fala também do início do Transporte Integrado de Curitiba. As imagens do vídeo são do Arquivo Nacional.

No final do vídeo também vamos ver uma informação sobre o Teatro Paiol de Curitiba.

Detalhes interessantes no vídeo de 1973 de Curitiba que podemos ver:

  • Tomadas Aérea da cidade de Curitiba
  • Ruas e Avenidas principais
  • Sistema Integrado Transporte de Curitiba
  • Modelos de ônibus e carros antigos da época
  • Rua Marechal Deodoro, próximo a praça Zacarias
  • Rua 15 de Novembro, Calçadão da XV
  • Floricultura da XV de Novembro
  • Prédio da Telepar nas Mercês
  • Palácio Iguaçu
  • Teatro Paiol de Curitiba

Confira as informações contidas no vídeo

“Curitiba atravessa um processo de expansão como poucas cidades brasileiras.

Com cerca de 700 mil habitantes a capital paranaense procura crescer ordenadamente.

O sistema integrado de transporte foi possível graças a medidas tomadas.

Construções de terminais de vias expressas, circulação e estacionamentos de veículos, movimentação de pedestres, tudo racionalmente planejado.

Ruas são fechadas os carros, para que as pessoas possam viver na cidade cada vez mais humanizada.

Uma das visitas obrigatória em Curitiba é o Teatro Paiol, construída no início do século, foi um depósito de explosivos recuperado, hoje é um Teatro.

Tudo em Curitiba, esta sendo resolvido harmonicamente, pensando sempre no hoje e no amanhã.”

Texto retirado do vídeo de 1973. A mais de 40 anos atrás. As imagens são do arquivo nacional. Vídeo no youtube com título: Curitiba 1973

 

Algumas fotos retiradas do vídeo de Curitiba de 1973

Curitiba em vídeo de 1973 onibus antigo

Curitiba em vídeo de 1973 onibus antigo

Onibus antigo Curitiba em vídeo de 1973

Onibus antigo Curitiba em vídeo de 1973

vídeo de 1973 floricultura da XV de Novembro

vídeo de 1973 floricultura da XV de Novembro

Teatro Paiol em vídeo de 1973

Teatro Paiol em vídeo de 1973

Gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e compartilhe sua informação aqui em abaixo conosco, basta preencher o campo de comentário que sua opinião ficará salva aqui e mais pessoas poderão compartilhar da sua informação.

Obrigado,

Um abraço, Eliel Nogueira

(72.140 visitas, 3 hoje)




  1. A primeira “avenida” que aprece (antes da João Gualberto), na realidade é a BR101, exatamente no cruzamento com a Vitor Ferreira do Amaral, olhando no sentido norte, antes de existir o viaduto. Em uma outra tomada de vídeo, é possível ver o Prédio Antigo onde hoje é o Museu Oscar Niemeyer.

    • Osmar

      Na verdade a BR-101 não passa nem perto de Curitiba. A estrada que sai de Curitiba em direção a Santa Catarina é BR-376. BR-101 ela será apenas após Garuva. A BR-101 é interrompida no nosso estado e somente vai reaparecer em São Paulo, nas proximidades de Santos.
      Apenas uma correção, de quem é curitibano.

    • jorge

      Acho que vc ta enganado a br 101 nunca passou por Curitiba. que eu saiba.

    • jean uziel

      antigamente era br 116, sentido norte(sao paulo) proximo ao que seria hoje hospital vita…

  2. dourival de avila

    chegamos nesta linda cidade dia 4 de dezenbro de 1973 nossas tres filhas naicero la voltamos pra nossa terrenhiha dia dés de setembro de 1985 obrigaduuuuuu curitiba

    • EDISON RAMOS

      Ola Dourival, chequei um anos antes de voce, e vivi ai ate 1990. que tempo bom.

  3. Fredalvina Naumann

    Cheguei a Curitiba 1968 sou testemunhas da transformaçâo dessa querida Curitiba, agradeço ao Jaime Lerner q revitalizou a cidade.

  4. Felipe

    Muito legal esse.vídeo. Tem.pretensão de.lançar mais? Onde podemos ter acesso a mais.documentos como esse?

    Abs

  5. eu cheguei aqui em curitiba junho de 1996 e como ouve grandes mudansas.

  6. JANDIRA DA GRAÇA OLIVEIRA

    Adorei rever a Gilda nesse vídeo. Ri muito com essa figura que todos os dias encontrava na Rua XV quando ia e quando retornava do trabalho (1ºCartório de Protesto de Títulos Wilson Maravalhas que ficava na Av. Marechal Floriano, esquina com a Praça Tiradentes). A Rua XV era o meu caminho rumo à Faculdade de Direito de Curitiba, na Rua Senador Alencar Guimarães. Parei muitas vezes para ver a Gilda correndo atrás dos rapazes para dar um beijo kkkkkkk Que Deus o tenha em Sua Glória. Obrigada pela lembrança! Abraço! Jandira da Graça Oliveira.

    • EDISON RAMOS

      NOssa, eu devo ter passado por esse perigo muitas vezes…kkk trabalhava de office boy na época no Edificio Bamerindus, Marechal 314 imagino.

  7. Que legal foi o ano que eu nasci 22/03/73

  8. Rosenita Couto

    Quando cheguei em Curitiba para morar em janeiro de 1973, achei a cidade muito linda e agora está mais linda ainda, porque aqui eu me casei e constitui uma linda família. Vendo como esta cidade cresceu e se modernizou eu fico orgulhosa de também contribuir com a nossa bela e aconchegante Curitiba. Te amo Curitiba.

  9. maria assis cruz

    Eu amo esta cidade .conheço CURITIBA desde 1976 quando vim trazer meu primeiro filho pra tratamento,sou do norte do PARANÁ cidade de APUCARANA meus filhos tbm são todos de lá,minha família todos moram lá ,eu vim embora pra cá em 23-12-1991.vim sozinha no ano seguinte busquei meus tesouros,aqui conquistamos muitas coisas nossa casa,meus filhos hoje todos casados cada qual em suas casas eles tbm conquistaram tudo que eles tem nesta cidade maravilhosa,trabalhando honestamente ,meu primeiro emprego foi no litoral ,fui trabalhar de zeladora pra um senhor muito bom de lá passei por vários empregos até conquistar nosso objetivo que era nossa casa,pois pagar aluguel não dá,nunca somos donos de nada ,pra quem veio com uma mão na frente e outra atraz graças a DEUS somos vitoriosos …….OBRIGADA DEUS E OBRIGADA CIDADE MARAVILHOSA E OBRIGADO PRICIPALMENTE A MEU PAI PELO CARÁTER QUE O SENHOR MI MOLDOU,POIS SE NÃO FOSSE ISSO EU NÃO SABERIA COMO LIDAR COM SEUS NETOS E TODOS NA FAZE DA ABURREÇÊNCIA,GRAÇAS A DEUS NIMGUEM SE PERDEU TODO NÓS VENCEMOS AS BARREIRAS DAS DIFICULDADES…………………OBRIGADA DEUS E CURITIBA TBM………..AMO ESSA CIDADE………..EU M.A.C.14-4-15…….AS 1 E 55 DA TERÇA-FEIRA ………….

  10. jucelino padilha

    nossa em 73 eu era cobrador de onibus desses ai da foto eu tabalhava na empresa nossa senhora da luz la no alto da xv/ comecei de cobrador na auto viação agua verde aqui na iguaçu em 1971 mas antes disso eu era vendedor de bilhete de loteria ali na xv com meu falecido pai / naci em ctba e viajo pra la e pra ca mas saudades da minha terra natal

  11. Marcelo

    O jardim da casa com pergolas de concreto apoiadas no muro que aparece no filme era de minha familia, fica na Vicente Machado, 2351

  12. TIO FRANÇA

    Chegamos em Curitiba no dia 31 de março de 1964, ainda garoto com 13 pra 14 anos de idade e acompanhei e andei junto no crescimento desta nossa béla Cidade, pois, trabalhei muitos anos ali no Edificio Tijucas, onde móro hoje eram chacaras, hoje é um Bairro pertinho do centro. Tenho muita alegria e orgulho em ter contribuido com o crescimento desta Metrópole.

  13. Manuel Guerrero

    Cidade amada…

  14. Carlos Lechner

    Cheguei em Curitiba em janeiro de 1973. Morei até 1984. Foram muitos bons anos de minha vida, onde estudei, trabalhei, casei. Aí então voltei para SC por força do meu trabalho. Sinto saudades destes tempos. Foi durante o período militar. Cidade segura onde se podia andar nas ruas de dia ou de noite sem medo de ser assaltado. Viva Curitiba.

  15. Helio Soares Padilha

    Cheguei em Curitiba em 1954, vindo com meus pais de São Mateus do Sul em pau-de-arara no êxodo rural. Em 1961 incorporei na PMEP onde fui prestar serviços no Corpo de Bombeiros. Portanto hoje na reserva, trago em meu coração todo o amor e consideração a essa corporação e esta cidade que vivi e me realizei “Doce e Bela Curitiba”

    • Roseli Padilha Alves

      Parabéns Hélio Soares Padilha lindo comentário, sou sua prima, nascida em 1957,e também acompanhei o crescimento dessa linda cidade, e até hj residindo por aqui, saudds e um grande abraço.

  16. PAULO

    Quanta falta faz o Jaime Lerner na Prefeitura de Curitiba. É uma pena qua não tenhamos mais arquitetos da mesma envergadura.

  17. Marcos C. Campos

    Faltou listar o Centro Politecnico da UFPR no finalzinho do video.

  18. Imagens incríveis de um tempo de poucas câmeras, e quem dirá filmadoras coloridas!!!

Escreva um comentário